Nosso Estado

Logística

Rodovias estaduais e federais, ferrovias e aeroportos são responsáveis pela integração entre Mato Grosso e os principais centros consumidores do país e, são portas que ligam Mato Grosso ao mercado internacional. Sua localização estratégica também se torna uma alternativa para a conexão com os portos do Pacífico.

Rodovias

Para garantir o sucesso dos investimentos de todas as áreas, o Governo de Mato Grosso vem trabalhando a ampliação e modernização de sua rede de transportes. As obras do Programa de Aceleração do Crescimento veio ao Estado para melhorar a logística de transporte, para fortalecer a economia e aumentar a segurança nas estradas, garantindo o escoamento da produção.

Através de um acordo com o Ministério dos Transportes, mais de R $ 880 milhões estão sendo investidos na duplicação da ligação entre as BRs 163 e 364, em Rondonópolis, na restauração da Serra de São Vicente (BRs 364, 163 e 070), na duplicação de espaços das BRs 163 e 364 e a pavimentação de 200 Km da BR 158, beneficiando vários municípios e ligando as áreas de produção.

Com recursos próprios do Estado e em parceria com associações de produtores locais, mais de 3.200 Km de rodovias estaduais já foram pavimentadas.

Transporte Fluvial

Conhecida por seus extenso rios , Mato Grosso tem um grande potencial para hidrovias. No entanto, apenas a Hidrovia Paraguai-Paraná é hoje em operação. Para melhorar este índice, Hidrovia Araguaia-Tocantins está em fase de implementação e Hidrovia TelesPires-Tapajós em fase de estudos técnicos e avaliação ambiental. Além disso, a drenagem das produções das regiões oeste e noroeste podem ser feitas através da Hidrovia Madeira-Amazonas, em Rondônia, estado vizinho de Mato Grosso.

Ferrovia

Ferronorte é a Ferroviária de Mato Grosso, construída com tecnologia avançada e com materiais ecologicamente corretos. Um ambicioso projeto das iniciativas privadas e públicas que ligam Alto Araguaia (MT) ao porto de Santos (SP).

A próxima etapa das obras prevê a continuação da ferrovia a Rondonópolis (MT), estendendo-se depois para a capital, Cuiabá.